sexta-feira, 3 de Maio de 2024  06:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-12-2009

Câmara de Aveiro aprova Orçamento de 129 milhões de euros.


O Executivo Municipal de Aveiro aprovou, esta tarde, por maioria, com cinco votos a favor e com abstenção dos vereadores do PS, Plano e ...

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou, esta tarde, por maioria, com cinco votos a favor e com abstenção dos vereadores do PS, Plano e Orçamento para 2010. Os documentos representam 129 milhões de euros, uma redução de 22 milhões em relação a 2009.

Parque da sustentabilidade, início de construção de escolas da carta educativa, projecto "Avenida Arte Contemporânea, recuperação da Igreja de São Tomás de Aquino, melhoria de zonas industriais, centro de rendimento de surf, habitação social, sustentabilidade ambiental e projectos no âmbito da comunidade intermunicipal são as apostas centrais. Pedro Ferreira, vereador responsável pelo documento mas que deixou a pasta das finanças, foi o responsável pela apresentação. Diz que a prioridade vai para projectos com financiamento assegurado. “A nossa opção foi promover apenas o que tiver financiamento comunitário ou nacional. As grandes opções vão para projectos com financiamento garantido ao nível da contratualização”, disse Pedro Ferreira em conferência de imprensa, no final da reunião extraordinária, ladeado pela nova titular da pasta das finanças.

O antigo vereador das finanças diz que se trata do “orçamento da sustentabilidade”. “É um orçamento que visa um objectivo estratégico que é o da sustentabilidade. Quer ao nível da sustentabilidade financeira com opções co-financiadas, quer ao nível da sustentabilidade social com promoção de emprego e habitação social, quer ao abrigo dos contratos programas PARES e acções ao nível da educação”, explica o vereador da Câmara de Aveiro.

Os vereadores da oposição optaram pela abstenção. José Costa diz que o PS dá o benefício da dúvida por se tratar do primeiro orçamento do novo mandato. “É sobretudo um sinal sobre o primeiro orçamento. Fizemos valer os nossos pontos de vista, não no sentido de sermos do contra mas de dar o benefício da dúvida”, justifica o vereador do PS que classifica o orçamento como pouco ambicioso. “É pouco ambicioso. O presidente dizia que não o deixavam sonhar mas já apresentou orçamentos muito mais elevados e em que dava mais importância à áreas social e económica. Por outro lado há um conjunto de confusão de conceitos em termos da sustentabilidade. Parece que a sustentabilidade parece a razão de ser da Câmara quando a razão de ser são os aveirenses”, afirma José Costa.

Élio Maia esteve ausente da votação por compromissos ao serviço da autarquia. Os documentos aprovados seguem, agora, para a Assembleia Municipal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®